Rodrigo Buarque levará para Brasília projeto de expansão do PRI em AL

Publicado em: 13/11/2023

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) realiza hoje a oficina do Planejamento Regional Integrado (PRI), cuja temática vem sendo discutida nos municípios alagoanos com o propósito de formatar um produto único para Alagoas. O presidente do Cosems-AL, Rodrigo Buarque, destacou a importância da regionalização, uma vez que tem dentre os objetivos suprir os vazios assistenciais do Estado e descentralizar os serviços, regionalizar as ações e facilitar o acesso dos usuários do SUS. 

Segundo ele, o ciclo de debates – que teve três etapas com a oficina de hoje – contou com a participação da nata do SUS alagoano e a discussão do PRI precisa ser constante considerando as mudanças na organização dos serviços, uma vez que – na opinião dele -  o desenvolvimento territorial das Regiões de Saúde (SUS) não é estático. Rodrigo vai levar amanhã para a reunião do PRI em Brasília o compilado do projeto de expansão de Alagoas, cujos estados contaram com o apoio dos Hospitais Beneficência Portuguesa e Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Ministério da Saúde.

O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hicham Hamida, afirmou que esta oficina é a última etapa das discussões sobre regionalização dentro do PRI. Ele pontuou que esta pauta deve ser assunto no cotidiano dos que fazem a saúde pública, seja nas Comissões Intergestores Regionais (CIR), Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e destacou que todos os entes devem assumir suas responsabilidades na organização da rede assistencial para que o SUS seja mais sólido e garantido, principalmente do ponto de vista da sustentabilidade financeira.

O assessor técnico do Conasems, Rodrigo Larceda, ministrou palestra sobre Governança no Processo de Regionalização e falou que a instituição construiu seis guias operacionais básicos para ser mais um instrumento que estará disponível para consulta dos profissionais envolvidos com o assunto. O diretor do Cosems-Al e secretário de Saúde de Marechal Deodoro, Sival Clemente, foi o mediador das discussões sobre Governança. 

A representante do Hospital Beneficência Portuguesa Cíntia Costa afirmou que a instituição vem apoiando os estados na construção dos planos macrorregionais de saúde. “Em Alagoas contamos com a equipe técnica do Cosems-AL – que foi parceira na construção em nível municipal – e a Sesau que também nos apoia nas discussões e nos avanços que conquistamos. Hoje é a finalização dos ciclos sobre regionalização, mas a temática deve ser mantida nos municípios”, sugeriu Cíntia.

O representante da Secretaria de Estado da Saúde (SEsau) José Medeiros afirmou que não existe ação sem planejamento. “Estamos atrasados há em média 11 anos do último PRI sendo este o momento de redesenhar o Estado no tocante à saúde pública”, afirmou. O evento conta ainda com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho de Estado da Saúde (CES), secretários e técnicos municipais de Saúde, dentre outras personalidades militantes do SUS no Estado.

Galeria de Fotos