Secretários e técnicos municipais de Saúde participaram nesta segunda-feira (14) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Alagoas, em Jacarecica, da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que discutiu dentre os conteúdos a criação do Grupo Condutor Estadual da Rede Alyne que objetiva reduzir a mortalidade materna no Brasil em 25%, aumentando o cuidado humanizado e integral para gestantes, parturientes, puérperas e crianças.
Outros assuntos em pauta foram o Plano de Ação SUS Digital; a habilitação da Unidade AVC Dá Sinais no Hospital Metropolitano; entre outros pertinentes ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Plano Estadual da Rede Alyne foi apresentado pela representante da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), Marta Celeste. Segundo ela a elaboração do documento por parte dos Estados é determinação do Ministério da Saúde como condicionante para receber incentivos de financiamento.
Os detalhes do referido Plano ainda serão discutidos com o Cosems-AL para posterior aprovação em CIB. O diretor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Ednaldo Trajano – secretário de Saúde de Campestre – representou a instituição nas discussões, aprovações e pactuações das pautas e reafirmou o compromisso do Conselho no tocante ao fortalecimento da saúde pública de Alagoas.
Durante a CIB foi habilitada a Unidade de AVC (Acidente Vascular Cerebral) do Hospital Metropolitano. Na opinião do secretário executivo da Sesau, Guilherme Lopes, o programa abriu portas para o Bate Coração que tem sido referência para outros países. Na oportunidade foi aprovada a ampliação do número de municípios no que diz respeito à implantação e operacionalização da Vigilância em Saúde de Populações Expostas aos Agrotóxicos, visando a execução de ações de saúde integradas para minimizar os impactos negativos provocados pelo uso de agrotóxicos.
Foram aprovadas ainda na CIB a solicitação da ACRES/Penedo de incentivo financeiro para custeio de veículo de transporte adaptado; e a implantação de Equipe Multiprofissional de Apoio – Reabilitação para o município de Jequiá.