O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) lançou ontem na Jornada de Acolhimento dos Secretários Municipais de Saúde, na Barra de Santo Antônio, o edital da Mostra Alagoas Aqui tem SUS 2025.
De acordo com a assessora técnica, Mirna Vaz, nesta edição serão selecionadas para a etapa nacional 18 experiências exitosas, 10 a mais que no ano passado. Os trabalhos vão concorrer com outros do país no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que ocorrerá de 15 a 18 de junho deste ano em Belo Horizonte-MG.
O objetivo é proporcionar o intercâmbio de experiências exitosas bem sucedidas do Sistema Único de Saúde (SUS); dar visibilidade às ações de saúde; dentre outros.
Na ocasião, o coordenador de Apoio Técnico do Cosems-AL, Joelson Lisboa, detalhou a importância da Rede Colaborativa de Apoio do Conasems para a Gestão do SUS, criada em maio de 2017. A rede é vinculada ao Hospitais Alemão Oswaldo Cruz e ao Beneficência Portuguesa de São Paulo. De acordo com Joelson, o papel dos apoiadores é potencializar a capacidade da gestão municipal; incentivar a participar das reuniões da Comissão Intergestores Regional (CIR); dentre outros.
O jornalista e coordenador de Comunicação, Rick Carvalho, ministrou palestra sobre a Mídia como Apoio para Obtenção de Resultados, o crescimento da equipe e a implantação da comunicação e cultura organizacional e outras estratégias para que o setor funcione de forma mais assertiva.
Na oportunidade, Rick divulgou a Semana da Comunicação que a equipe da Assessoria de Comunicação do Cosems-AL promoverá em março em municípios polos alagoanos com profissionais da área.
O intuito é alinhar e aprimorar a produção de textos, fotografia, vídeos e as redes sociais para dar maior visibilidade às ações dos municípios.
A diretora do Cosems-AL e secretária de saúde de Dois Riachos, Edijária Camilo, falou sobre Violência de Gênero e Atenção às Mulheres em Situação de Violência e divulgou o curso de Capacitação em Saúde: equidade e cuidado integral para população negra e mulheres.
O representante do Ministério da Saúde em Alagoas, Carlos Casado,
mostrou como funcionam os setores do MS no território alagoano e disponibilizou a instituição para o acesso dos secretários de saúde.
O assessor técnico da Sesau, Ruan Fagundes, deu uma visão geral da pasta e a relação com os municípios.